A importância da ergonomia no trabalho

por | abr 16, 2021 | Ergonomia

Ergonomia é a ciência de projetar a estação de trabalho para se ajustar às capacidades e limitações da equipe no escritório. Seu objetivo é projetar sua estação de trabalho para que se ajuste a você e permita um ambiente de trabalho confortável para máxima produtividade e eficiência.

Quer você seja um profissional encarregado de fornecer um ambiente de trabalho seguro para os funcionários de sua empresa ou simplesmente um usuário de computador que deseja evitar o cansaço, seguir algumas diretrizes simples pode ajudá-lo a melhorar significativamente sua estação de trabalho no escritório.

Siga algumas simples dicas de ergonomia que poderão te ajudar a diminuir a fadiga e o estresse físico, ao mesmo tempo que aumenta o conforto e a produtividade. Confira!

Braços

Certifique-se de que o peso de seus braços seja sustentado o tempo todo. Se seus braços não estiverem apoiados, os músculos do pescoço e dos ombros começarão a chorar no final do dia.

Sem inclinação

Observe a posição da cabeça e tente manter o peso da cabeça diretamente acima da base de suporte, o seu pescoço. Não incline sua cabeça e pescoço para frente.

Não seja desleixado

 

Mulher sentada com muitas dores no pescoço

A postura curvada exerce mais pressão sobre os discos e vértebras das costas. Use o apoio lombar da cadeira e evite sentar-se de maneira que coloque o peso do corpo mais em um do que no outro.

Aproxime a cadeira o máximo possível do trabalho para evitar inclinar-se e esticar-se. Certifique-se de deslizar sua cadeira sempre que se sentar.

Ajuste seu computador

O monitor deve ser colocado diretamente à sua frente, com a parte superior não acima do nível dos olhos. O teclado deve estar diretamente na frente do monitor para que você não precise virar a cabeça e o pescoço com frequência.

Celular

Falar ao telefone com o receptor preso entre o pescoço e a orelha é uma prática tão comum quanto ruim. Agora que você sabe disso, mudará seus hábitos, certo? É importante adquirir uma melhor postura, por isso a ergonomia é essencial.

Cuidados com a vista

Evite o cansaço visual, certificando-se de que o monitor não está muito próximo, ele deve estar a pelo menos um braço de distância.

Tome medidas para controlar o brilho da tela e certifique-se de que o monitor não seja colocado na frente de uma janela ou de um fundo claro. É possível, sim, descansar seus olhos periodicamente por vários segundos, olhando para objetos à distância, por exemplo.

Apoio

Seus pés não devem ficar pendurados enquanto você está sentado. Se eles não alcançam o chão confortavelmente ou há pressão na parte de trás das pernas, use um apoio para os pés ou abaixe o teclado e a cadeira.

Objetos-chave

Mantenha objetos importantes – como telefone, grampeador ou materiais impressos – perto do corpo para minimizar o alcance. Levante-se para alcançar qualquer coisa que não possa ser alcançada confortavelmente enquanto está sentado.

Cuidados adicionais

Evite a fadiga no escritório, cuidando bem de seu sistema musculoesquelético. Beba muita água, faça bastante exercício, faça pausas para alongamento e evite ficar sentado por longos períodos.

As doenças musculoesqueléticas afetam os músculos, nervos, vasos sanguíneos, ligamentos e tendões. Trabalhadores em muitas indústrias e ocupações diferentes podem ser expostos a fatores de risco no trabalho, como: levantar itens pesados; curvar-se; alcançar algum objeto acima da cabeça e empurrar e puxar cargas pesadas.

Trabalhar em posturas corporais inadequadas e executar tarefas iguais ou semelhantes repetidamente também oferecem grandes riscos. Os empregadores são responsáveis por fornecer um local de trabalho seguro e saudável para seus funcionários.

Conclusão

Agora que sabemos mais sobre ergonomia e sua enorme importância para uma boa qualidade de vida, é hora de se preparar para uma grande mudança em seu escritório. Você rapidamente se ajustará e observará uma melhora no bem-estar e na produtividade.

 

Últimas publicações

Nenhum resultado encontrado

A página que você solicitou não foi encontrada. Tente refinar sua pesquisa, ou use a navegação acima para localizar a postagem.

Quer soluções rápidas e precisas para o seu escritório? Fale com um de nossos consultores